A crise econômica nos Estados Unidos está fazendo com que brasileiros que vivem ilegalmente naquele país retornem para o Brasil. A maioria afirma ter se frustrado com a falta de oportunidades e volta sem economias.
A informação é da reportagem de Rodrigo Vizeu publicada na edição desta segunda-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Um desses brasileiros é Gilberto Reis, 31, que voltou dos EUA para Governador Valadares (MG) há dois meses. Ele trabalhou dez anos como pedreiro na região de Boston (Massachusetts) com a ideia de juntar dinheiro para melhorar de vida no Brasil, mas afirma que os amigos que ficaram no Brasil estão em situação melhor.
A cidade de Governador Valadarez já foi o epicentro da emigração ilegal brasileira e era chamada de "Valadólares" nos anos de 1980 e 1990. Apesar disso, a reportagem esteve na região na semana passada e ouviu dezenas de relatos de quem chegou agora sem conseguir "fazer a América".
Também há frustração de quem estava na Europa. Com sotaque que destoa da zona rural de Sardoá, próximo a Valadares, vive Sandro Araújo, 23, que morou em Portugal e voltou para casa após passar 2011 amargando filas diárias em centros de emprego.
Lalo de Almeida - 4.jan.12/Folhapress | ||
Sandro de Araújo Silva, 23, que morou muitos anos em Portugal em sua casa na zona rural de Sardoá, em Minas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário