sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sete corintianos presos na Bolívia são libertados



Torcedores devem chegar ao Brasil no fim de semana. Embaixada já cuida do transporte

06 de junho de 2013 | 17h 46


Raphael Ramos e Gonçalo Junior - O Estado de S.Paulo - atualizado às 20h22
SÃO PAULO - Sete dos 12 corintianos presos em Oruro acusados pela morte do jovem boliviano Kevin Espada, de 14 anos, foram libertados às 19h10 (horário de Brasília). A Embaixada do Brasil na Bolívia já está cuidando do transporte dos torcedores de Oruro para o São Paulo. Eles devem retornar ao País no sábado.
Corintianos deixam prisão depois de mais de 3 meses - La Patria
La Patria
Corintianos deixam prisão depois de mais de 3 meses
Os torcedores soltos são: Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo, Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, Cléber de Souza Cruz, Danilo Silva de Oliveira, Hugo Nonato e Fábio Neves Domingos.
Continuam presos: Leandro Silva de Oliveira, Reinaldo Coelho, José Carlos da Silva Junior, Marco Aurélio Nefeire e Cleuter Barreto Barros.
Os corintianos foram presos em 20 de fevereiro, após Kevin Espada ser atingido por um sinalizador, durante o jogo San José 1 a 1Corinthians, pela primeira rodada da Libertadores. Cinco dias depois, um menor de idade, sócio da Gaviões da Fiel, se apresentou à Justiça como autor do disparo do sinalizador. Em maio, ele prestou depoimento ao promotor Alfredo Santos no consulado boliviano em São Paulo. O promotor levou à Bolívia as digitais do menor e fotos com a posição dos torcedores na arquibancada do estádio Jesus Bemúdez. Esse material foi decisivo para a liberdade dos sete torcedores.
O advogado dos 12 corintianos, Sérgio de Moura Ribeiro Marques, defende a tese de que Kevin foi atingido antes mesmo de o jogo começar. Isso porque ele diz ter conversado com bombeiros bolivianos que alegam que o resgate de uma pessoa ferida na arquibancada demora, no mínimo, oito minutos para ser realizado. O procedimento incluiria ser avisado do acidente, pegar a maca, deslocar-se até o local, abrir espaço entre dezenas de torcedores, colocar o corpo na maca, descer as rampas e escadas do estádio e chegar à porta de saída.


"Há depoimentos de pessoas que estavam entrando no estádio aos cinco minutos de jogo e viram o garoto boliviano saindo. O vídeo que mostra o rojão saindo da torcida do Corinthians foi feito aos cinco minutos de jogo. Esse intervalo de tempo não bate", alega Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário