segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cientistas descobrem o câncer mais antigo da história humana

article image
Descoberta prova que Neanderthais estavam sujeitos às mesmas doenças que o homem moderno (Reprodução/Reuters)
CÂNCER PRÉ-HISTÓRICO








Tumor ósseo foi encontrado na costela de um Neanderthal que viveu há 120.000 anos

fonte | A A A
Cientistas da Universidade do Kansas acreditam ter descoberto o câncer mais antigo da história humana. O tumor foi encontrado no osso da costela de um Neanderthal que viveu há mais de 120.000 anos.
O osso foi encontrado há 100 anos em um terreno na região da Krapina, Croácia, mas só agora traços da doença foram detectados, mostrando uma incrível semelhança com os tumores atuais. Até hoje, o tumor mais antigo que se tinha registro foi encontrado em uma múmia de um egípcio que viveu há 2.000 anos.
David Frayer, professor de Antropologia e autor do estudo, disse que a descoberta prova que os Neanderthais eram suscetíveis aos mesmos males que os humanos atuais. “É uma evidência que os Neanderthais sofriam de câncer, que eles estavam sujeitos aos mesmos tipos de doenças que vemos atualmente. É um tumor grande, que se localizava na terceira costela e estava ligado a músculos responsáveis pelo movimento do braço”, diz o professor.
Segundo pesquisadores, é raro encontrar evidências de câncer em povos pré-históricos, já que, diferentemente de nós, eles não estavam expostos a toxinas, radiação e dietas nocivas por um longo período. Atualmente esses fatores são a principal causa da doença. O resultado do estudo foi publicado no periódico científico Plos One.
DE VOLTA AO TOPO comentários: (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário