sábado, 4 de agosto de 2012

Criando uma celebridade - 3



 A “direita conservadora” é, na mais generosa das hipóteses, uma vaga convergência de insatisfações entre cidadãos isolados. Fazer dela uma corrente política ativa é um fingimento histérico mediante o qual a esquerda dominante camufla o controle hegemônico que exerce sobre toda a sociedade brasileira.

A falsificação histérica da situação de discurso consiste em que o sujeito fala e escreve não desde sua posição real na vida e na sociedade, mas desde um posto imaginário que ele se atribui ad hoc. Na mesma proporção, o objeto de seus ataques, quando se trata de uma investida polêmica, deve ser transferido desde seu contexto social verdadeiro a um lugar fictício onde pareça mais vulnerável.

O sr. Moreira é, na realidade, um recém-egresso de faculdade cuja única ocupação pública conhecida é sua participação na comunidade “Olavo de Carvalho nos Odeia”, um entre cinco mil detratores empenhados em praticar dia e noite o Estratagema 7 de Schopenhauer contra um alvo individual, dando-se ares de que o fazem por motivos morais nobres e elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário