Com a mesma celeridade, assessores palacianos disseram que torcíamos contra o Brasil, mas nossa convicção foi mantida, apear da pressão exercida nos bastidores. O alerta que fizemos estava – como ainda está – em fundamentos lógicos e que a equipe de Lula ao quis enxergar. Não se pode jogar uma sociedade na vala do consumo da noite para o dia, sem se preocupar com os reflexos.
O primeiro ponto abordado pelo ucho.info foi o estrago que seria provocado no setor financeiro, pois o consumo repentino e excessivo patrocinaria índices recordes de endividamento e disparada da inadimplência. Como de fato ocorreu. O brasileiro entrou em uma ciranda financeira, da qual a maioria da população que confiou em Lula ainda não conseguiu se livrar.
Na seara econômica, alertamos para o fato de que uma enorme bolha de consumo precisava ser precedida por longo e detalhado planejamento, o que evitaria que muitas cidades do País assistissem à instalação do caos. De maneira geral, quando o consumo aumenta, na mesma proporção e velocidade cresce a produção de lixo. Se não houver por patê das autoridades programas de coleta seletiva de lixo, o meio ambiente é o primeiro a sofrer a consequência da irresponsabilidade oficial.
Considerando que o setor mais beneficiado pela redução do IPI foi o automobilístico, na ocasião lembramos os assessores de Lula que uma enxurrada de carros novos levaria muitas cidades brasileiras a prejuízos bilionários por causa dos congestionamentos. Apesar de todas as acusações, preferimos aguardar pacientemente e apostar na tese de que o tempo é o senhor da razão.
Não se trata de bola de cristal ou profecia do apocalipse, mas apenas o uso da massa cinzenta, algo que os inquilinos do Palácio do Planalto desconhecem. Nesta sexta-feira (17), uma pesquisa apontou que somente em 2012 a cidade de São Paulo, a quarta maior do planeta, registrou R$ 40 bilhões de prejuízo por causa dos quase intermináveis congestionamentos.
Como contra fatos e números não há argumentos, gostaríamos que aqueles que nos chamaram de loucos fizessem o devido mea culpa, se é que a coragem petista permite esse tipo de arroubo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário