quinta-feira, 30 de maio de 2013

ESSE É O RESULTADO DE UM GOVERNO SEM VISÃO DE FUTURO: Interesse chinês em terras cria incômodo no Brasil, diz 'NYT'


Segundo reportagem, restrições a compras de terra levam chineses a fornecer crédito para agricultores aumentarem produção para exportação.

27 de maio de 2011 | 8h 12



O interesse da China em comprar terras no Brasil para o cultivo de soja vem demonstrando a relação de crescente dependência da economia brasileira e causando incômodo no país, afirma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário americano The New York Times.
O jornal observa que apesar de o Brasil, a Argentina e outros países latino-americanos terem estabelecido recentemente restrições à compra de terras por estrangeiros, os chineses vêm buscando aumentar o seu controle sobre a produção, "levando o fervor de sua nação pela auto-suficiência agrícola para o exterior".
Segundo a reportagem, diante das restrições à compra de terras, os chineses adotaram uma estratégia diferente, provendo crédito aos agricultores locais para impulsionar a produção de grãos para exportação.
A China deseja com isso aumentar a segurança alimentar do país e garantir o suprimento da crescente necessidade de soja para a alimentação de animais destinados ao consumo interno e "compensar sua crescente dependência de cultivos dos Estados Unidos".
"Enquanto muitos saúdam os investimentos, a estratégia agressiva ocorre no momento em que autoridades brasileiras começam a questionar a 'parceria estratégica' com a China encorajada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", diz o jornal.
"Os chineses se tornaram tão importantes para a economia brasileira que ela não pode mais ficar sem eles - e isso é precisamente o que está deixando o Brasil cada vez mais incomodado", complementa a reportagem.
'Relação neo-colonial'
O New York Times observa que a China se tornou recentemente o maior parceiro comercial do Brasil, comprando volumes cada vez maiores de grãos de soja e minério de ferro e investindo bilhões no setor de energia brasileiro, ajudando a estimular a economia e a tirar mais de 20 milhões de brasileiros da pobreza extrema.
"Apesar disso, especialistas dizem que a parceria se degenerou em uma relação neo-colonial clássica na qual a China tem a posição mais forte", diz o texto, observando que quase 84% das exportações brasileiras à China no ano passado foram de matérias primas, enquanto 98% das importações de produtos chineses foram de produtos manufaturados.
Para o jornal, as movimentações da China para comprar terras deixou as autoridades locais "nervosas". A reportagem comenta que recentemente o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, reinterpretou uma lei de 1971, tornando mais difícil a compra de terras por estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário