Uma das principais empresas interessadas no Brasil é a fabricante de blindados Military Industrial Company


VLK Tigr - LAAD 2011
Luiz Gustavo Pacete
vinheta-clipping-forte1Se por um lado o objetivo dos empresários brasileiros na Rússia é ampliar as
exportações de carne, o interesse do Kremlin com o Brasil está na indústria de defesa. Com a visita de Dmitry Medvedev, primeiro ministro-russo, nesta quarta (20), foi firmada uma “declaração de intenções” para negócios envolvendo o ministério da Defesa do Brasil.
Segundo Gilmar Menezes, superintendente da Câmara Brasil-Rússia, uma das principais empresas interessadas no Brasil é a fabricante de blindados Military Industrial Company. Em dezembro de 2012, militares e empresários brasileiros estiveram em Moscou para conhecer os equipamentos da empresa.
Desta vez, os empresários russos devolveram a visita. A entrada de produtos de defesa vindos da Rússia foi iniciada com a aquisição de 12 helicópteros MI-35, vendidos pelo governo através da empresa ”Rosoboronexport”. Na visita da semana passada, além do governo, uma grande comitiva de empresários do setor esteve no Brasil.
O Brasil também fechou acordo para iniciar negociações para a compra de baterias antiaéreas russas e o desenvolvimento de novos produtos de defesa em conjunto.
O acordo foi assinado entre o chefe das Forças Armadas brasileiras, general José Carlos de Nardi, e o diretor do Serviço Federal para Cooperação Técnica-Militar da Rússia, Alexander Fomin e prevê o início das negociações para março.
NOTA 1: muito antes da aquisição dos helicópteros Mi-35 da FAB, o Brasil já havia comprado mísseis Igla da Rússia.
NOTA 2: a Military Industrial Company LLC fabrica, dentre outros produtos, o veículo leve Tigr (foto). Veja, nos links abaixo, a tentativa de instalar uma fábrica de veículos projetados pela empresa russa no Brasil.
VEJA TAMBÉM: