quinta-feira, 20 de março de 2014

Presidente colombiano destitui prefeito de Bogotá




Juan Manuel Santos acatou pedido da Procuradoria do país e indicou Rafael Pardo, atual ministro do Trabalho, para assumir a prefeitura da capital do país

O prefeito destituído de Bogotá, Gustavo Petro, discursa para simpatizantes na sede do governo municipal
O prefeito destituído de Bogotá, Gustavo Petro, discursa para simpatizantes na sede do governo municipal(Guillermo Legaria/AFP)
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quarta-feira a destituição do prefeito de Bogotá, o ex-guerrilheiro Gustavo Petro, depois de rejeitar as medidas cautelares em favor do político expedidas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). "O governo colombiano não acolhe o pedido de medidas cautelares (...), e dada a urgência de não continuar com o estado de incerteza, designo Rafael Pardo, atual ministro do Trabalho, para que se encarregue da prefeitura", declarou Santos, em comunicado. Petro foi afastado a pedido da Procuradoria por suspeita de atrapalhar a livre-concorrência e prejudicar os moradores de Bogotá.
Petro reagiu à decisão convocando uma "greve geral", em discurso pronunciado do balcão do seu gabinete na Prefeitura de Bogotá. "De maneira pacífica, o povo colombiano deve ir à greve geral por uma Assembleia Constituinte e pela paz na Colômbia", disse Petro para centenas de pessoas que aguardavam há horas na frente da sede da prefeitura, no centro de Bogotá. O prefeito advertiu sobre o efeito negativo que sua saída terá no processo de paz negociado entre o governo Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), uma guerrilha comunista que busca a participação política. "Este governo não é capaz de aceitar as decisões do povo e nem as decisões da Justiça, como ficou provado no dia de hoje", afirmou Petro.
Figura conhecida da esquerda colombiana, o prefeito, de 53 anos, foi destituído e considerado politicamente inelegível por 15 anos. Os problemas de Petro começaram com uma criticada reforma do sistema de coleta de lixo que, na avaliação do procurador Alejandro Ordóñez, afetou a livre concorrência, ao transferir para uma empresa pública o controle desse serviço, então nas mãos de concessionárias privadas. Desde então, a cidade de Bogotá vem sofrendo com o acúmulo de lixo nas ruas.
Santos destacou que decidiu decretar a saída de Petro a pedido da Procuradoria. A destituição do prefeito foi solicitada em dezembro. "É evidente que a Justiça colombiana agiu e que o fez de maneira transparente, eficaz e oportuna", disse Santos.

O novo prefeito disse ao jornal El Tiempo que vai trabalhar pelo bem-estar das pessoas que vivem na capital. Nascido em Bogotá, Pardo tem 61 anos e é um economista da Universidade de los Andes, com especialização em planejamento urbano no Instituto de Estudos Sociais, em Haia, na Holanda, e em relações internacionais na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário