segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sem carrões, auditores narram rotina de bullying após estouro do escândalo do ISS




PUBLICIDADE
GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
"Professor, onde você estacionou o seu Porsche?", é a pergunta do estudante de direito tributário de faculdade particular ao professor Cássio Vieira dos Santos, 49, que é auditor fiscal do município. Com o sorriso amarelo, Santos faz de conta que gosta da piada e responde que tem um Palio 2007.
Danilo Verpa/Folhapress
Auditor fiscal Cássio Vieira dos Santos diz estar sendo alvo de piadas e xingamentos, após o escândalo na máfia do ISS
Auditor fiscal Cássio Vieira dos Santos diz estar sendo alvo de piadas e xingamentos, após o escândalo na máfia do ISS
Bullying é a palavra usada pelo auditor para falar do "drama" da categoria profissional da qual ele faz parte desde 1989. Segundo Santos, ele e seus colegas estão sofrendo desde a descoberta da Máfia do ISS, maior escândalo de corrupção da cidade de São Paulo desde a máfia dos fiscais, há 15 anos.
A máfia era formada, segundo a prefeitura e o Ministério Público, por quatro auditores, entre eles o chefão da Receita na gestão Gilberto Kassab, Ronilson Rodrigues, que junto com outros três colegas causaram um desfalque estimado em R$ 500 milhões aos cofres públicos.
O grupo cobrava propina de construtoras em troca de desconto no ISS (Imposto Sobre Serviços). Estima-se que os envolvidos tenham embolsado R$ 80 milhões.
O Porsche mencionado pelo aluno é uma referência ao modelo Carrera, bólido avaliado em 300 mil que pertencia ao auditor Luís Magalhães. Mais indiscreto e extravagante membro da quadrilha, ele se declara "viciado em sexo" e curtia se exibir em carrões de luxo e iates.
"Não somos nada disso que apareceu na TV. Somos uma classe profissional responsável pela arrecadação da cidade. Um trabalho técnico e respeitado, que agora confundem com outra coisa por causa de alguns que se envolveram nisso tudo", diz Santos, que é vice-presidente do sindicato dos auditores municipais de SP.
O mesmo drama é alardeado pelo presidente da entidade, Wilson José de Araújo. "Nossa situação é dramática", diz.
Outro auditor que não teve o nome revelado viu sua rodinha de amigos num clube tradicional da cidade minguar. Ele acredita que o fato de ser auditor fiscal causou o afastamento dos amigos. "A pessoa trabalha há anos fiscalizando o imposto. Agora sofre esse constrangimento", disse um outro auditor ouvido pela Folha.
Mas é no exercício da função que os profissionais estão sofrendo as maiores humilhações, dizem eles.
Relatos de profissionais ao sindicato aumentaram após o escândalo. Um deles foi chamado de ladrão em um estabelecimento que sonega impostos assim que visitou a empresa para apresentar um auto de infração com o valor devido.
Wilson diz que não é a primeira vez que ocorrem desvios. "Outros profissionais já foram demitidos, mas nunca um escândalo deste tamanho aconteceu antes", disse o presidente, que anualmente organiza publicações de livros sobre teorias econômicas e legais na área de tributos.
Segundo Santos, foram frequentes as palestras na Câmara de São Paulo e em outros órgãos para falar de arrecadação de impostos e corrupção.
Ironicamente, entre os palestrantes já esteve o próprio Ronilson Rodrigues, que, antes de ser acusado de corrupção, ajudou a elaborar mecanismos de controle justamente para barrar desvios na Secretaria de Finanças.
Ameaças de comerciantes e empresários devedores também são comuns, mesmo antes da descoberta da máfia. "Tem auditor que, ao apresentar um auto de infração ao devedor, se depara com gente armada", disse Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário