segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Novo atentado em Volgogrado deixa 14 mortos






PUBLICIDADE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Ouvir o texto
Pelo menos 14 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em uma explosão na manhã desta segunda-feira em um ônibus elétrico em Volgogrado, sudoeste da Rússia. Foi o segundo atentado em Volgogrado em dois dias e o terceiro ocorrido na Rússia desde sexta-feira, deixando um total de 34 mortos no país até o momento.
A explosão aconteceu às 8h23 locais (2h23 de Brasília). De acordo com os investigadores, o ataque foi cometido por um homem-bomba. O ataque destruiu completamente o ônibus, segundo imagens exibidas pela televisão russa.
"Uma investigação foi aberta por 'atentado terrorista' e 'tráfico de armas'", declarou Vladimir Markine, porta-voz do comitê de investigação, organismo responsável pelas principais investigações na Rússia.
Reuters
Serviços de emergência trabalham após a explosão de um ônibus em Volgogrado
Serviços de emergência trabalham após a explosão de um ônibus em Volgogrado
Volgogrado fica perto do instável Cáucaso russo. Outro atentado, atribuído a uma mulher-bomba, provocou 17 mortes no domingo na mesma cidade, que estava lotada no fim de semana, período de festas no país.
O atentado alimentou os temores sobre a segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão em fevereiro em Sochi, estação balneária situada ao pé do Cáucaso.
Na última sexta-feira, um carro-bomba matou três pessoas na cidade de Pyatigorsk, a 270 km de Sochi. Em 21 de outubro, outra mulher-bomba matou sete pessoas em Volgogrado.
O ministério do Interior anunciou a intensificação das medidas de segurança em todas as estações e principais aeroportos do país. As autoridades regionais anunciaram o nível elevado de alerta antiterrorista na região de Volgogrado para os próximos 15 dias.
Grupos insurgentes buscam instaurar um estado islamita na região. O líder do movimento, Doku Umarov, convocou em julho a execução de ataques para impedir por "todos os meios" os Jogos Olímpicos de Sochi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário