quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Kombi deve ganhar mais dois anos de sobrevida





Sindicalistas comemoram a notícia no ABC e ministro Guido Mantega confirma que governo pode prorrogar o prazo para que os veículos brasileiros sejam equipados com air bag e freios ABS

11 de dezembro de 2013 | 13h 34


Adriana Fernandes, Cleide Silva e João Villaverde
SÃO PAULO - A Kombi, que está com os dias contados após 56 anos de sucesso no mercado brasileiro, terá mais dois anos de sobrevida. Isso porque o governo deve prorrogar por dois anos a entrada em vigor de uma das mais importantes medidas de segurança para o condutor de veículos no País - a exigência de que 100% dos carros produzidos no Brasil tenham air bag embutido e freios ABS.
Inicialmente, a medida, prevista pela resolução 311, de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entraria em vigor dentro de 20 dias. Isto é, a partir de 1º de janeiro de 2014, todos os veículos deveriam sair das fábricas com o airbag. Mas os planos em Brasília são de prorrogar a medida para 1º de janeiro de 2016.
A medida também favorece outros modelos, como o Uno Mille, Celta, Clio, Ka e Fiesta Rocam. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu sinais de que poderá confirmar a notícia que já circulava na tarde de terça-feira na assembleia dos metalúrgicos do ABC. Segundo o ministro, o assunto está sendo negociado com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mas não há ainda definição. Mantega disse que, na próxima sexta-feira, vai se reunir com representantes do setor para tomar a decisão.
Segundo apurou O Estado de S. Paulo, a ideia do governo é "dar tempo" ao Inmetro, que trabalha na criação de um Centro de Impactos, que será formado em Duque de Caxias (RJ). Previsto no novo regime automotivo, o centro deverá ser implantado entre 2016 e 2017, e vai permitir ao Inmetro testar todos os dispositivos de segurança embutidos nos veículos produzidos no Brasil.
Em assembleia na tarde de terça-feira no pátio da Volkswagen, em São Bernardo, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, anunciou que na próxima semana o governo divulgará uma medida provisória (MP) com regras para os próximos dois anos que permite que os veículos Kombi e Gol G4 continuem na linha de produção da montadora.
A ação não será apenas para a Volks, mas atingirá também as demais montadoras no País, como a GM, Ford, Fiat e Renault.
"O que deve ser proposto é que estas regras sejam realizadas de forma progressiva para que haja, em breve, um índice maior de carros produzidos com air bags e sistema ABS, ambos estabelecidos pelas normas de segurança nacional", explicou o sindicalista.
"Se hoje o mercado oferece air bags e ABS em 60% dos veículos, em 2014 deverá ser 70% e em 2015 um outro índice ainda maior. A partir de janeiro de 2016, todos os carros deverão conter as condições exigidas por lei", prosseguiu.
Segundo o dirigente sindical, na prática isso significa que a categoria ganhou estes dois anos para fazer a transição para que a Kombi e o Gol tenham essas normas de segurança, sem necessidade de discutir demissões com trabalhadores excedentes no chão de fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário