sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MENINO DE 8 ANOS BALEADO POR BANDIDOS NO RIO DE JANEIRO COMOVE SOCIEDADE: Vídeo mostra momento em que menino foi baleado em Bangu







Giulliane Viêgas
Tamanho do texto A A A
Um vídeo obtido pelo EXTRA mostra o momento em que o menino Kayo da Silva Costa, de 8 anos, foi atingido por uma bala perdida, na tarde desta quinta-feira, durante uma tentativa de resgate de presos no Fórum de Bangu, naquele bairro, da Zona Oeste do Rio. As imagens são fortes.
É possível ver Kayo e a avó, Rosana da Silva, parados na calçada, na esquina das ruas Rua Francisco Real e Silva Cardoso, esperando para atravessar. Logo surge um carro da PM, o mesmo que bateu durante a perseguição aos criminosos. Em seguida, o menino cai e a avó corre em direção a ele. Ela fica abraçada ao neto.
Carro da polícia que foi alvejado pelos criminosos
Carro da polícia que foi alvejado pelos criminosos Foto: Guilherme Pinto / Extra
É possível ver também a correria de outras pessoas. Um homem vai em direção a uma praça e cai. Um tiro atinge parte de uma mureta de cimento.
Uma comerciante, que preferiu não se identificar, teve a loja de celulares atingida na troca de tiros entre policiais e bandidos. Ele contou que cinco homens fortemente armados fecharam as Ruas Francisco Real e Doze de Fevereiro, que dão acesso ao Fórum de Bangu. Segundo o comerciante, os criminosos pareciam calmos e diziam: “ninguém aqui vai mexer com morador, só estamos fazendo nosso trabalho”. Ainda de acordo com ele, os bandidos começaram a atirar quando avistaram um carro da PM e disseram: “aí vem a blazer da polícia, aí vêm eles”.
— Eles viram a blazer da polícia e começou o tiroteio. Foi nesse momento que o menino foi atingido. Porque eles atiraram sem parar em direção ao carro da PM. Fiquei muito nervosa e senti muito medo — contou.
Um outro comerciante contou que viu os bandidos descerem dos carros. Ele disse que quando viu os homens armados de fuzil logo pensou que haveria um resgate no fórum. Segundo ele, a ação parecia de cinema.
— Pensei que haveria o resgate porque a rua aqui é muito tranquila, isso não é normal. Quando ouvi o intenso tiroteio, deixei a loja toda aberta e me escondi — disse.
Advogada é investigada
Uma advogada que trabalha para a facção do traficante Alexandre Bandeira de Melo, conhecido como Piolho, está sendo investigada pela Divisão de Homicídios (DH) por suposta participação na tentativa de resgate do preso. Piolho estava participando de uma audiência no Fórum como testemunha em um processo. A DH está apurando se ele foi chamado para depor justamente para ser resgatado pelos comparsas.
De acordo com o delegado Rivaldo Barbosa, titular da DH, o responsável por planejar a fuga foi Leandro Nunes Botelho, o Scooby. O policial informou que imagens de câmeras do Fórum estão sendo analisadas. De acordo com ele, pelo menos dez bandidos participaram da tentativa de resgate.
A reunião para planejar como ele seria executado, ainda segundo Rivaldo, foi na Favela Vila Vintém, em Padre Miguel, também na Zona Oeste. Desde a madrugada desta sexta, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem uma ação no local. Oito suspeitos foram presos e houve apreensão de armas e drogas.
Celular é atingido durante tiroteio em Bangu
Celular é atingido durante tiroteio em Bangu Foto: Extra
Comoção no enterro
O corpo do menino Kayo foi enterrado sob aplausos, no fim da manhã desta sexta, no Cemitério do Murundu, em Realengo, na Zona Oeste. Depois que o caixão - coberto pela bandeira do Vasco, time do coração do garoto - foi colocado na sepultura, foi tocado o hino do Bangu, time onde o garoto treinava futsal.
Pai de Kayo, Adriano da Costa usava a camisa do Vasco. Ele mostrou a tatuagem com o nome do filho no braço e dez um desabafo emocionado:
- Não sei nem o que pensar. É uma dor infinita. Só quem passa por isso sabe o que é. Estamos arrasados, sem chão.
Parentes e amigos acompanharam o sepultamento em clima de muita comoção. Uma tia de Kayo desmaiou e teve que ser carregada. A maioria das pessoas cobrava justiça e criticava a falta de segurança no Fórum de Bangu, também na Zona Oeste, onde ocorreu a tentativa de resgate que resultou no tiroteio no qual o garoto morreu.
- Queremos justiça, uma resposta para o que aconteceu. É uma dor sem fim enterrar um neto - disse Edvan Gomes da Silva, de 47 anos.
Rastro de destruição
Na manhã desta sexta, os arreadores do Fórum de Bangu amanheceram com rastro de destruição. Paredes de imóveis vizinhos, além de carros que estavam estacionados na região e até uma loja de celular foram atingidos por tiros durante o confronto entre policiais e criminosos.



Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/video-mostra-momento-em-que-menino-foi-baleado-em-bangu-10654342.html#ixzz2jRD8qlC3

Nenhum comentário:

Postar um comentário