terça-feira, 24 de setembro de 2013

Operação da PF investiga desvios no Fome Zero




Polícia Federal identifica irregularidades em execução de programa vinculado à ação do governo federal em cidades do Paraná e indicia 58 pessoas
24 de setembro de 2013 | 9h 59





O Estado de S.Paulo


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 24, operação que investiga esquema de desvio de recursos públicos de programa vinculado ao Fome Zero, mantido pelo governo federal. São cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca em 15 cidades do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS).

De acordo com informações inicias da PF, a Operação Agro-Fantasma apura irregularidades no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea -, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais. O PAA é um programa de apoio à agricultura familiar, que compra alimentos produzidos por pequenos produtores, sem a necessidade de licitação. A produção é destinada a famílias pobres ou atendidas por programas sociais.

Ainda segundo nota divulgada pela polícia, a cúpula da Conab e fiscais ligados à companhia têm "fortes indícios de participação" no esquema. Até o momento, 58 pessoas foram indiciadas por crimes como estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Entre as irregularidades, foram verificados a existência de nomes de falsos produtores rurais, usados pelos coordenadores dos programas para desvio de dinheiro, além de emissão de notas fiscais falsificadas para comprovar as transações.

A investigação começou em 2011, resultado da Operação Feira Livre, que apurou fraudes em um município paranaense. Em todos os 22 programas investigados entre 2009 e 2013, há evidências de desvios, segundo a PF. Foram alvo da PF as atividades executadas nas cidades de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário