quinta-feira, 7 de março de 2013

Após 33 anos, soldado soviético é encontrado vivo no Afeganistão


AFEGANISTÃO


por Inês Silva, editado por Ricardo Simões Ferreira

Um soldado soviético, que desapareceu no Afeganistão há 33 anos, foi encontrado vivo na província ocidental de Herat. O soldado é hoje um semi-nômade conhecido por Sheikh Abdullah, o nome afegão que resolveu adotar, noticia a BBC. O homem, que trabalha com plantas medicinais, foi encontrado por outros soldados veteranos de guerra da antiga União Soviética. Bakhretdin Khakimov, o nome verdadeiro do soldado, foi ferido numa batalha em 1980, tendo sido resgatado mais tarde por afegãos locais.

Dez anos após a retirada soviética do Afeganistão, em 1989, a Comissão de Veteranos conseguira encontrar 29 soldados desaparecidos. Enquanto 22 destes combatentes quiseram voltar para casa, 7 preferiram permanecer no Afeganistão. 

Sheikh Abdullah, sem mulher nem filhos, faz parte destes 7 que não regressaram à União Soviética. Os veteranos perderam-lhe o até agora. Ruslan Aushev, o líder da Comissão, informou que Sheikh Abdullah foi localizado em Shindand, Hera, depois de uma investigação de um ano.

Cerca de 15.000 soldados do Exército Vermelho e mais de um milhão de afegãos foram mortos numa única década de luta, entre um governo apoiado pelos soviéticos e combatentes mujahideen armados pelos vizinhos ocidentais e islâmicos.

Existem ainda 264 soldados soviéticos desaparecidos no Afeganistão.

DN GLOBO/montedo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário