sábado, 26 de janeiro de 2013

Dilma defende integração viária e ferroviária com Chile


Após encontro com Piñera, presidente também anuncia acordo que permitirá ao Brasil usar base chilena na Antártida.

26 de janeiro de 2013 | 12h 18


Após reunir-se neste sábado, em Santiago, com o mandatário chileno, Sebastián Piñera, a presidente brasileira Dilma Rousseff disse que os dois países precisam se integrar por meio de rodovias e ferrovias, construindo uma ponte entre o Atlântico e o Pacífico.
Encontro dos dois presidentes ocorreu no Palácio de la Moneda, sede do Executivo chileno - Divulgação
Divulgação
Encontro dos dois presidentes ocorreu no Palácio de la Moneda, sede do Executivo chileno
"Apesar de não termos fronteira, temos grande possibilidade de interligação", afirmou a presidente. "Esse corredor interoceânico rodoviário e ferroviário liga dois elementos fundamentais do comércio mundial, o comércio do Atlântico e do Pacífico".
O encontro dos dois presidentes ocorreu no Palácio de la Moneda, sede do Executivo chileno. Na reunião, ambos firmaram um acordo que permitirá o uso de uma base chilena na Antártida por pesquisadores brasileiros enquanto a unidade brasileira é reconstruída. A estação Comandante Ferraz foi destruída num incêndio em fevereiro de 2012.
Cooperação educacional 
Os dois mandatários firmaram ainda um acordo que prevê aprofundar a cooperação dos dois países na área educacional, por meio do intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes e da facilitação para a validação de diplomas. Outro acordo prevê cooperação na área de políticas culturais.
O encontro entre Dilma e Piñera ocorreu à margem da 1ª Cúpula União Europeia - Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), que se inicia neste sábado.
Antes de participar do evento, Dilma deve se reunir separadamente com os presidentes do México e da Argentina (Henrique Peña Nieto e Cristina Kirchner) e com a chanceler alemã, Angela Merkel.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário