terça-feira, 30 de outubro de 2012

30/10/2012 18h25 - Atualizado em 30/10/2012 19h42 Com 36,1°C, Inmet registra maior temperatura do ano em SP


Índice foi registrado às 15h desta terça-feira (30).
Segundo órgão, esta foi a 4ª maior temperatura da história na cidade.

Do G1 São Paulo
22 comentários
Pedestres enfretam forte calor na Avenida Paulista na cidade de São Paulo (SP), nesta terça-feira (30). A máxima prevista é de 36ºC na capital. (Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo)Jovem se protege do sol em caminhada na
Avenida Paulista. (Foto: J. Duran Machfee/Futura
Press/Estadão Conteúdo)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou nesta terça-feira (30) a maior temperatura deste ano na cidade de São Paulo. Foi também considerada a quarta maior na série histórica desde 1943.
Segundo o órgão, às 15h, os termômetros do Mirante de Santana, na Zona Norte, onde é feita a medição oficial, atingiram 36,1°C. O recorde anterior havia sido obtido no dia 28 de outubro: 35,3°C.
Na série histórica, as marcas anteriores haviam sido registradas em janeiro de 1999, com 37°C, no dia 20, e 36,7°C, nos dias 19 e 21 daquele mês.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, registrou temperaturas ainda mais altas em outros pontos de medição. No Butantã, bairro da Zona Oeste, os termômetros chegaram aos 37°C nesta tarde. Este foi o mês de outubro mais quente desde 2002 na capital paulista.
Estado de atenção
As zonas Leste e Sudeste de São Paulo e a Marginal Tietê chegaram a entrar em estado de atenção na tarde desta terça por conta de pancadas de chuva. De acordo com o CGE, choveu forte nestas regiões entre 15h55 e 16h30. Nenhum ponto de alagamento foi registrado.
A chuva na capital começou por volta das 14h40, nos bairros de Parelheiros e Engenheiro Marsilac, na Zona Sul. Após este período, as chuvas começaram a atingir com intensidade os municípios do ABC paulista.
O CGE registrou no meio tarde precipitação em diversos bairros da Zona Leste, principalmente na Mooca, Aricanduva, Vila Formosa, Vila Prudente, São Mateus e Itaquera. No restante da região, a chuva era fraca com alguns pontos moderados. Na Zona Sudeste, chovia forte na Vila Mariana. A chuva também era forte na região da Lapa, Zona Oeste. Na região central, a precipitação era moderada. Na Zona Norte, havia apenas chuva leve com alguns pontos moderados.
Na Grande São Paulo, havia registro de chuva forte em Ribeirão Pires, Suzano e Mogi das Cruzes. Em Mauá, Ferraz de Vasconcelos e Poá, a chuva era moderada.
Previsão do tempo
Segundo o CGE, as condições climáticas nesta quarta-feira deverão permanecer iguais às desta terça. O dia começará com a presença de algumas nuvens, mas elas não impedirão a rápida ascensão das temperaturas. No final da tarde, com a chegada da umidade marítima, novas pancadas de chuva poderão acontecer de maneira isolada.
A passagem de uma frente fria pela capital paulista deverá segurar as temperaturas a partir de quinta-feira (1°). Neste dia, as máximas não deverão ultrapassar os 28° C e há previsão de chuva para o período da tarde.
Para ler mais notícias do G1 SP, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 SP noTwitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário