quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Capitólio em Washington é fechado por meia hora após tiroteio




Perseguição policial começou após carro tentar passar por barreira de segurança perto da Casa Branca
03 de outubro de 2013 | 15h 36

O Estado de S. Paulo



Capitólio é fechado após tiroteio / Foto: Doug Mills/The New York Times

Veja também:
Ouça comentário da correspondente Lúcia Guimarães
ACERVO: atirador matou dois policiais no Capitólio em 1998
Veja outros casos de tiroteios nos EUA


(Atualizada às 17h05) WASHINGTON - O Capitólio (prédio do Congresso americano) em Washington foi fechado por pouco mais de meia hora na tarde desta quinta-feira, 3, após um tiroteio do lado de fora do prédio. Segundo autoridades, um policial ficou ferido.

O chefe da polícia do Capitólio, Kim Dine, afirmou que o fato foi isolado e não tem relação com o terrorismo. "Um veículo tentou passar por uma barreira de segurança que bloqueia parte da avenida Pensilvânia em frente à Casa Branca e começou uma perseguição, que seguiu até o Capitólio, onde ocorreu o tiroteio". Segundo Dine, o carro do suspeito bateu em uma viatura da polícia, deixando um policial ferido.

A Reuters, citando uma fonte policial, o suspeito de estar na perseguição era uma mulher, morta pela polícia no tiroteio. Questionado sobre quantas pessoas estavam no veículo, Dine afirmou que isso ainda "está sendo investigado, mas acreditamos que havia uma criança junto". Ele não confirmou se o suspeito era uma mulher.

Alerta. Em uma nota divulgada por e-mail logo após o tiroteio, a polícia do Capitólio alertou que todos deveriam "fechar, trancar as portas, e ficar longe das janelas e portas com saída para o lado externo". Segundo a nota, o tiroteio ocorreu perto do prédio do Senado. Policiais do FBI também estão no local.

O senador democrata Bob Casey disse a repórteres ter visto vários policiais em motocicletas pela avenida quando saiu do prédio. "Segundos depois, nós ouvimos três, quatro, cinco estouros", afirmou Casey supondo que eram tiros. Em seguida, segundo o senador, policiais ordenaram que ele ficasse atrás de algum carro para proteção e o levaram para dentro do Congresso.

Logo após o tiroteio, a Casa Branca foi trancada e um trecho da Avenida Pensilvânia, que dá acesso ao local, foi interditado. Segundo o serviço secreto americano, os procedimentos foram feitos por precaução./ AP e REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário