PUBLICIDADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O jato executivo que derrapou ao pousar na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, permanece no gramado do aeroporto na manhã desta segunda-feira.
Piloto de jato que saiu da pista em Congonhas teve traumatismo craniano
Jato derrapa e cai em terreno no aeroporto de Congonhas
Jato derrapa e cai em terreno no aeroporto de Congonhas
De acordo com a Infraero, estatal responsável pelos aeroportos, a previsão é que a aeronave seja retirada ainda hoje após a realização da perícia.
Durante o pouso, três pessoas se feriram e foram encaminhados para hospitais da região. O piloto Michael Gaail, 66, teve traumatismo craniano, lesões no tórax e na coluna lombar e deve passar por uma intervenção neurocirúrgica. Segundo o hospital Santa Paula, onde ele está internado, a gravidade do caso poderá ser melhor avaliada nas próximas 24 horas.
Já o copiloto Rafael Ferreira, 21, fraturou o nariz. Elaine Gaail, 37, mulher de Michael, também estava no jato, e teve apenas ferimentos leves. Ela teve alta no início da noite.
ACIDENTE
O acidente ocorreu por volta das 17h30. O Cessna, modelo Citation CJ3, de prefixo PR-MRG, havia decolado de Florianópolis (SC). Com capacidade para oito ocupantes, ele estava em situação regular na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo testemunhas, assim que o avião saiu da pista, ele desceu pela cabeceira, bateu em um degrau e atingiu o chão "como uma pedra". Uma das turbinas ficou ligada, fazendo a aeronave girar no lugar. A fuselagem rachou.
| Victor Moriyama 11.nov.2012/Folhapress | ||
| Bombeiro observa jato que derrapou e caiu em um terreno no aeroporto de Congonhas, em SP |
O aeroporto fechou para pousos e decolagens das 17h35 às 18h41. A avenida dos Bandeirantes também foi interditada no sentido Imigrantes para os trabalhos de resgate.
A Anac informou que a aeronave é da empresa Tropic Air, com sede na Bahia. Nenhum representante foi localizado pela reportagem.
O acidente será investigado pela Aeronáutica. A também fará uma inspeção, por se tratar de táxi aéreo.
OUTROS CASOS
Não é a primeira vez que aeronaves escorregam na pista de Congonhas.
Em 4 de janeiro de 2003, um jato executivo que transportava o então presidente do PL, Valdemar Costa Neto, derrapou após o pouso e parou perto da avenida dos Bandeirantes. O deputado teve apenas cortes na mão, mas a asa do avião atingiu um ambulante.
Após o acidente da TAM em 2007, que deixou 199 mortos, o Ministério da Defesa reduziu a pista principal e auxiliar do aeroporto em 300 e 240 metros, respectivamente, para a criação de áreas de escape.
No dia 3 de setembro de 2008, um bimotor derrapou depois que o piloto abortou a decolagem. A aeronave não conseguiu frear e parou em um muro. Três ficaram feridos.
No dia 3 de setembro de 2008, um bimotor derrapou depois que o piloto abortou a decolagem. A aeronave não conseguiu frear e parou em um muro. Três ficaram feridos.
+ CANAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário