quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ministros ruins de voto


article image
Fernando Bezerra, Aguinaldo Ribeiro e Gilberto Carvalho (Fonte: Reprodução/Montagem)
COLUNA ESPLANADA


Apesar da fama, os ministros de Dilma estão ruins de voto

por Leandro Mazzini
fonte | A A A
Apesar da fama, os ministros de Dilma estão ruins de voto. Fernando Bezerra (Integração) viu o filho perder a prefeitura de Petrolina (PE). Aguinaldo Ribeiro (Cidades) assistiu à agonia da irmã em Campina Grande (PB). Em Londrina (PR), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) não conseguiu ajudar a irmã, que fez só 14,08% de votos, apesar da presença de Paulo Bernardo (Comunicações) em jantar de arrecadação. Crivella (Pesca) tentou, mas não segurou Russomanno na ponta em São Paulo.
Ponte aérea
Morador do Rio – muitos acham que é belo-horizontino – Aécio Neves espera ser chamado por Serra para entrar na campanha e conquistar paulistanos para 2014.
Dilma & Caravaggio
Não por acaso a presidente Dilma pediu a exposição de Caravaggio no Palácio. Ela é fã de pintores, entende de arte e tem uma pinacoteca virtual em seu notebook.
Pra escanteio
Futebol e política não combinam. A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim (11 mil), não foi reeleita vereadora no Rio. O ex-craque Andrade (16 mil votos) também sobrou.
Serra na frente
A primeira pesquisa esperada para o segundo turno em São Paulo indicará Serra (PSDB) bem à frente de Haddad (PT), aposta um deputado da base do petista. E explica: o PRB pode fechar com o PT, mas os eleitores de Russomanno, não. Eles são os conhecidos votos conservadores que vão migrar para o tucano, já conhecido do eleitor.
Epa, epa!
O senador Pedro Taques (PDT-MT) solicitou ao MP Federal que apure denúncia de desvio no Banco Central. Relatório do TCU revela que desde 1995 a instituição movimentou em uma conta separada mais de R$ 1 bilhão, sem registro no Orçamento.
Bola de cristal
Os institutos de pesquisa erraram em oito capitais onde haverá segundo turno. Isso remete ao caso de Jaques Wagner (PT), em 2006. Ele aparecia em 3º ou 4º na véspera da eleição e surgiu líder na Bahia, eleito governador em seguida.
Babou
Enquanto o PSOL cresce em todo o país, uma das primeiras estrelas sucumbiu. O ex-deputado cabeludo Babá tentou a Câmara carioca, em vão. Só 10,9 mil votos.
PT oposição
O PT voltará às origens e depois de muitos anos será oposição no Recife e em Belo Horizonte. E enfraquecido com mensaleiros condenados no STF.
Dilma é PMDB
O PSD conseguiu estupendas 494 prefeituras, número gigante para estreia. E o PMDB manteve a hegemonia com mais de mil, principalmente no Sudeste. Fato: pelo sustento, Dilma e o PT ainda vão precisar compor com o partido de Temer para 2014.
DEMfinhando
Os 2,94% de votos para Rodrigo Maia na eleição à prefeitura do Rio foram o golpe de misericórdia no DEM. O partido enfrentará mudanças. Voltou na surdina a dialogar a fusão com o PMDB nacional.
Brasiiillll
Treinado pelo governo num projeto milionário como primeiro astronauta do país, para flutuar alguns dias na estação espacial, Marcos Pontes saiu das Forças Armadas e segue carreira solo. Animará festa para crianças num shopping de Brasília.
A cascata levou…
…água abaixo a CPI do Cachoeira. Mais de um mês suspensa pela eleição, com partidos blindando tanta gente, o relator, Odair Cunha, perguntou ontem a um colega qual era a acusação sobre o depoente deputado Leréia (PSDB-GO) e ‘o que fazer’.
Culpa da lei
Leréia, alvo do Conselho de Ética da Câmara por receber R$ 100 mil do esquema do contraventor, culpou… a lei. Para ele, devem-se legalizar todos os jogos de azar.
Leandro Mazzini é jornalista e escritor
Primavera tupiniquim
Depois da revolta de Porto Alegre, o boneco gigante do Tatu Bola, mascote da Copa, foi assassinado também em Brasília. Em plena Esplanada.
Ponto Final
Após o sucesso do PT em 2010, o PSDB está dando o troco nessas eleições. Os tucanos disputam o 2º turno com chances em sete capitais.
Com Marcos Seabra e Vinícius Tavares
www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br
Twitter @colunaesplanada
* É proibida a reprodução total ou parcial da coluna sem a prévia autorização do editor da Esplanada
DE VOLTA AO TOPO comentários: (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário