Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
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Logo de cara, o Toyota leva o primeiro pedala da concorrência. Custando R$ 44.690 na configuração, ele é razoáveis R$ 800 mais caro que o Peugeot (opção XS) e preocupantes R$ 3.400 mais salgado que o Nissan (versão SL).
DESEMPENHO
Rodando, o Etios agrada. O motor 1.5 16V Flex de 96,5 cv a 5.600 (etanol) é esperto graças ao torque de 13,9 mkgf (etanol ou gasolina) ser entregue já a 3.100 rpm e ao bom escalonamento da transmissão manual de cinco velocidades.
No entanto, neste quesito, a concorrência também faz bonito com os propulsores 1.6 16V Flex. No Peugeot, a potência máxima é de 113 cv e o torque de 15,5 mkgf (etanol), enquanto no Nissan os números são de 111 cv e 15,1 mkgf (etanol/gasolina).
Sobre a suspensão, os três são parecidos. Com acertos voltados para o rígido, 207, Etios e Versa têm excelente manobrabilidade. Abusar do acelerador nas curvas não torna os três-volumes avaliados veículos ariscos, mesmo nenhum deles contando com controles de tração ou estabilidade.
POR DENTRO
Com relação ao espaço, o Etios revela talento. Com 4,26 metros de comprimento - 2,55 metros de distância entre os eixos e 1,69 metro de largura -, o Toyota trata bem os ocupantes que viajam no banco traseiro. Destaque positivo para o porta-malas de 562 litros - maior entre os três.
Com 19 centímetros a mais de comprimento que o Toyota, o Nissan se sobressai com sua distância entre-eixos de 2,60 metros. O porta-malas tem 460 litros - nada mal.
A rabeira neste item fica para o 207, menor em todas as medidas. Porém, o troco do francês na dupla oriental vem no acabamento, que utiliza materiais mais requintados e agradáveis ao toque. Etios e Versa respeitam receita diferente: muito plástico, bons encaixes, nada de rebarbas e pouco tecido.
E é claro que não deixaríamos passar em branco a questão ‘painel de instrumentos'. Em busca do diferente, a Toyota posicionou velocímentro e conta-giros no centro do painel. A ideia, porém, não agradou, pois o grafismo não facilita a leitura - isso sem contar o micromarcador de combustível. O simples, as vezes, é a melhor solução.
VEREDICTO
No primeiro desafio em solo brasileiro, o Etios caiu diante do Versa, que tem preço mais baixo, melhor custo-benefício e desempenho superior. Ao Toyota, resta a segunda posição ao lado do veterano 207 da Peugeot.
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