quarta-feira, 24 de outubro de 2012

China reforma cúpula do Exército antes de trocar liderança


Partido Comunista passará por mais profunda mudança dos últimos dez anos

Presidente chinês Hu Jintao inspeciona oficiais navais
Presidente chinês Hu Jintao inspeciona oficiais navais (Zha Chunming/Reuters)
A China mudou os principais comandantes de seu Exército, às vésperas de realizar a mais profunda troca na liderança política no país na última década. No próximo dia 8 de novembro serão definidos os novos dirigentes do Partido Comunista da China.
Antes disso, no Exército, o general Ma Xiaotian, de 63 anos, foi nomeado comandante da Força Aérea para substituir o general Xu Qiliang, de 62 anos. A informação foi dada pela emissora estatal CCTV. Ma Xiaotian tem sido um dos rostos mais visíveis do reservado Exército, falando em fóruns no exterior e chefiando negociações com autoridades de Defesa dos EUA, com o objetivo de construir confiança entre as duas maiores potências mundiais.
Ainda não está claro o que aconteceria com Xu Qiliang, um dos oito membros da comissão do Exército, comandada pelo presidente Hu Jintao. Entretanto, a expectativa é que ele seja nomeado um dos dois vice-presidentes da poderosa Comissão Central do Exército. O governo chinês não comenta sobre política do alto escalão e mudança de equipe antes de comunicados oficiais.
Principal autoridade do Partido Comunista, Hu Jintao deve deixar o cargo de chefe do partido durante o congresso que começa no próximo dia 8. Ele também deverá deixar o cargo de presidente na sessão anual do Parlamento, em março de 2013. O vice-presidente Xi Jinping deve certamente assumir ambos os cargos.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário