terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleição americana começa empatada em cidade de Estado-pêndulo



PUBLICIDADE
DA FRANCE PRESSE, EM DIXVILLE NOTCH (EUA)
G2O dia de votação nos Estados Unidos começou na localidade de Dixville Notch, em New Hampshire. E os dez primeiros eleitores que entraram na seção confirmaram a tendência de que a disputa será acirrada no Estado-pêndulo.
Por volta da meia-noite local (3h em Brasília), cinco eleitores votaram no presidente Barack Obama e outros cinco votaram no adversário republicano Mitt Romney.
Herb Swanson/Reuters
Oito dos dez primeiros eleitores que votaram na pequena cidade de Dixville Notch, em New Hampshire
Oito dos dez primeiros eleitores que votaram na pequena cidade de Dixville Notch, em New Hampshire
Segundo o escrivão da zona eleitoral, nunca aconteceu um empate na zona eleitoral do vilarejo, que fica a 30 quilômetros da fronteira com o Canadá, nos montes Apalaches.
O primeiro da fila era o marinheiro Tanner Tillotson, 24, que votou de maneira tradicional, com cédula de papel e urna de madeira, e disse ter escolhido Obama.
Desde 1969, o centro de votação, que fica em um hotel da cidade, é o primeiro que abre no dia da eleição presidencial.
Os candidatos republicanos sempre venceram em Dixville Notch, com exceção de 2008, quando o democrata Obama liderou na localidade.
ESTADO-PÊNDULO
New Hampshire, que optou por Obama em 2008, é um dos oito Estados-pêndulo, nome pelo qual são conhecidas as localidades que ainda não têm tendência eleitoral definida.
Além do Estado, Virgínia, Wisconsin, Colorado, Iowa, Nevada, Flórida e Ohio estão entre os que deverão ter a disputa mais acirrada, sendo que os dois últimos são considerados emblemáticos por terem decidido as últimas eleições.
A Flórida foi quem definiu o pleito entre George W. Bush e Al Gore, em 2000. Por uma diferença de centenas de votos, o republicano recebeu o apoio dos delegados do Estado e chegou à Casa Branca, apesar da vitória em número de votos do democrata.
Já Ohio é cobiçada por republicanos e democratas nas últimas eleições e é considerado o Estado que decide a eleição americana. Entre os republicanos, existe a máxima de que se o candidato do partido vence no Estado, ganha a Presidência.
A última média das pesquisas do site Real Clear Politics mostra Obama com 49,6% em Ohio e Romney com 46,8% --o que configura empate técnico, na margem de erro.
Herb Swanson/Reuters
Cartaz mostra empate entre Obama e Romney em Dixville Notch, em New Hampshire, que é considerado Estado-pêndulo
Cartaz mostra empate entre Obama e Romney em Dixville Notch, em New Hampshire, um dos Estados-pêndulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário