quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Chefe militar do Hamas é morto em Gaza após bombardeio de Israel



PUBLICIDADE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Atualizado às 14h07.
O chefe militar do grupo radical Hamas, Ahmed al Jabaari, foi morto após um bombardeio do Exército de Israel na faixa de Gaza, nesta quarta-feira.
Jabaari foi morto após o carro em que viajava ser atingido por um míssil. O militante que o acompanhava também morreu.
Mohammed Salem/Reuters
Polícia faz vistoria no carro em que viahava Ahmed al Jaabari, morto após bombardeio de Israel nesta quarta
Polícia faz vistoria no carro em que viahava Ahmed al Jaabari, morto após bombardeio de Israel nesta quarta
Testemunhas afirmam que foi feito um disparo único sobre o veículo, dando a entender que era uma ação premeditada. Outros ataques atingiram a cidade de Gaza, Khan Younis e Rafah.
Após o incidente, curiosos cercaram o local do bombardeio, tentando ver os destroços do carro. A polícia local cercou a área da explosão e o hospital para onde os corpos foram levados.
Minutos depois, a Shin Bet, agência de inteligência interna de Israel, confirmou ter sido mandante do ataque, dizendo que matou o militante devido a sua atividade terrorista.
O porta-voz do Exército de Israel, Avital Leibovitch, disse que o ataque é o começo de uma operação maior para atingir os militantes radicais palestinos.
A ação é feita um dia após o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, dizer que a ofensiva contra as milícias de Gaza ainda não havia terminado, em sinal da continuidade das ações dos israelenses.
Pouco antes, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu defendeu uma "resposta contundente" aos disparos dos palestinos.
CHEFE DO HAMAS
Responsável pelo grupo Izz el Deem al Qassam, Ahmad al Jabaari era um dos principais comandantes militares do Hamas, grupo radical cujo braço político controla Gaza desde 2006. Ele atuava em ações contra Israel há mais de dez anos.
Segundo militares israelenses consultados pela agência de notícias Associated Press, a intenção era matar Jabaari para diminuir o número de ataques contra o Estado hebraico. Na última semana, centenas de foguetes disparados por milícias palestinas atingiram o território de Israel.
No entanto, a operação pode acabar com a trégua de 24 horas decretada entre Israel e os palestinos após um fim de semana violento em que pelo menos 16 pessoas morreram em bombardeios na região. Segundo o Exército de Israel, mais de 120 foguetes foram disparados pelos palestinos.
Reuters
Ahmed Al-Jaabari, chefe militar das brigadas al Qassam, do Hamas, foi morto em Gaza nesta quarta
Ahmed Al-Jaabari, chefe militar das brigadas al Qassam, do Hamas, foi morto em Gaza nesta quarta

Nenhum comentário:

Postar um comentário