quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mutações de um gene vinculadas a tipos raros de câncer


Mutações de um gene vinculadas a tipos raros de câncer

Alteração de um gene responsável pelo desenvolvimento das células saudáveis está ligada a tipos raros de câncer de ovário, útero e testículos

Sistema imunológico: células de defesa do organismo destróem células cancerígenas
Sistema imunológico: células de defesa do organismo destróem células cancerígenas (Thinkstock)
As mutações de um mesmo gene, que tem um papel fundamental na preservação da saúde, estão ligadas a vários tipos raros de câncer, como de ovário, útero e testículos. A descoberta, publicada no periódico New England Journal of Medicine, é particularmente importante porque poderá conduzir a tratamentos contra alguns tipos de câncer.
"Nossa descoberta mostra que as mutações modificam o funcionamento do gene chamado dicer e o levam a contribuir diretamente para a formação de alguns tipos de câncer", diz Gregg Morin, do Centro Michael Smith sobre a ciência do genoma, ligado à agência do câncer da Columbia Britânica, no Canadá.
"O gene dicer pode ser comparado a um maestro de orquestra que rege as funções vitais para o desenvolvimento e o comportamento das células saudáveis", diz Morin, principal autor do estudo. "As mutações que descobrimos não destroem totalmente as funções deste gene, mas as modificam" e o "maestro da orquestra passa a agir como um bêbado".
(Com agência France-Presse)

Veja como se prevenir dos principais tipos de câncer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário