sábado, 31 de dezembro de 2011

Mulher levada por enchente está desaparecida em Minas Gerais


PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE


Uma mulher de 74 anos, que foi levada pela enchente de um córrego em Minas Gerais, está desaparecida desde a tarde de sexta-feira (30) em Santo Antônio do Rio Baixo (176 km de Belo Horizonte).
Segundo informou a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), a forte chuva que atingiu a cidade aumentou bastante e subitamente o volume do córrego, arrastando a casa em que Rita Vieira de Souza morava.
As buscas estão sendo feitas pelos bombeiros da unidade de Itabira.
Desde o início do período chuvoso, em outubro, a Defesa Civil já registrou ocorrências em 101 cidades mineiras, sendo que 44 decretaram situação de emergência.
Contagem e Ouro Preto informaram que vão decretar situação de emergência na próxima semana.
Contagem, município da região metropolitana de BH, foi atingida na última quarta-feira (28) por um temporal que destelhou casas, derrubou postes e árvores.
Em Ouro Preto desde meados de dezembro, há registros de deslizamentos de terra em encostas da periferia da cidade. Algumas casas foram destruídas e outras destelhadas.
Até o momento, a Defesa Civil registrou duas mortes. A primeira ocorreu em Reduto, no dia 28 de outubro. O motociclista Edmardo Pereira, 43, trafegava em sua moto por uma estrava vicinal durante uma tempestade e foi atingido pela queda de uma árvore. Em Governador Valadares, no dia 19 de novembro, Poliane Alves de Oliveira, 27, morreu após ser arrastada pelas águas de um rio.
PREVISÃO
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o tempo segue instável neste fim de semana para Minas. No domingo, primeiro dia de 2012, a tendência é de muita chuva em todas as regiões mineiras, devido à formação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral do Rio de Janeiro.
De acordo com o balanço da Defesa Civil desde outubro, 9.365 pessoas ficaram desalojadas (saiu temporariamente de casa e não foi para um abrigo), 404 desabrigadas (perdeu a sua casa e está num abrigo), 32 feridos e duas morreram. Entre os danos materiais, os municípios contabilizam 2.420 casas danificadas e 84 destruídas, 71 pontes danificadas e outras 75 foram destruídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário