quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ataque contra ONU na Somália mata cinco funcionários


Grupo terrorista Al Shabaab assumiu autoria de atentado em Mogadíscio

Base do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Mogadíscio após atentado
Base do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Mogadíscio após atentado (Omar Faruk/Reuters)
Cinco funcionários da ONU - três estrangeiros e dois seguranças somalis - morreram nesta quarta-feira, em Mogadíscio, em um violento ataque contra o principal complexo da organização na capital somali, anunciaram fontes das Nações Unidas. O grupo militante islâmico somali Al Shabab assumiu o atentado.

Segundo um empregado local da ONU em Mogadíscio e uma fonte das Nações Unidas em Nairóbi, os três estrangeiros são um empregado da organização e dois empregados externos. Por enquanto, suas nacionalidades não são conhecidas.
Leia também: Ataque a tribunal deixa 34 civis e 9 milicianos mortos na Somália

O ataque foi realizado por um homem-bomba e vários homens armados. O homem-bomba detonou explosivos do lado de fora do portão da base do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), abrindo caminho para atiradores invadirem o local e abrir fogo contra os guardas da segurança. Tiros ainda podiam ser ouvidos mais de 30 minutos após a explosão inicial.

Agências da ONU começaram a organizar recentemente seus escritórios e o pessoal internacional na Somália após um período de melhora relativa na segurança. Forças da União Africana e as tropas do governo expulsaram os rebeldes islâmicos da Al Shabaab da capital costeira há quase dois anos, mas os militantes têm mantido os ataques de guerrilha a partir de bases no interior.

(Com agências France-Presse e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário