segunda-feira, 15 de abril de 2013

Apesar de denúncias, governistas convocam comemoração



Governo chamou venezuelanos para 'ato de proclamação' de Nicolás Maduro

Nicolas Maduro segura lembrança religiosa com uma imagem do falecido presidente Hugo Chávez durante coletiva de imprensa no comitê eleitoral em Caracas neste domingo (14)
Nicolas Maduro segura lembrança religiosa com uma imagem do falecido presidente Hugo Chávez durante coletiva de imprensa no comitê eleitoral em Caracas neste domingo (14) - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Em meio a denúncias da oposição de fraude nas eleições presidenciais na Venezuela, realizadas neste domingo, os governistas convocaram para a tarde desta segunda-feira uma comemoração à vitória de Nicolás Maduro. A convocação é para que os eleitores do herdeiro político de Maduro se reúnam às 14h locais (15h30 de Brasília) na sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
“Hoje todos a acompanhar Nicolás Maduro em seu ato de proclamação como nosso presidente eleito. Praça Caracas, 14h. Viva Chávez!”, escreveu no Twitter o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas. O juramento do novo presidente da Venezuela, que deverá comandar o país até 2019, está marcado para a próxima sexta-feira.
Enquanto isso, o candidato da oposição Henrique Capriles disse que só reconhecerá o resultado do pleito após a recontagem de todos os comprovantes eleitorais. “Há um presidente ilegítimo! O povo venezuelano tem o direito a uma auditoria das eleições para que se conheça a verdade!”, disse Capriles por meio de seu perfil no Twitter.
Na noite de domingo, com mais de 99% das urnas apuradas, Maduro foi apontado como vencedor das eleições com 50,66% dos votos, contra 49,07% de Capriles. O pleito foi marcado por uma série de denúncias de irregularidades, tanto pela oposição quanto por eleitores. Entre elas, estão informações de voto assistido e o uso de motociclistas que tentavam amedrontar os eleitores nas filas.
Segundo os dados do primeiro boletim oficial do CNE, a oposição conquistou mais votos em oito dos estados mais populosos do país: Anzoátegui, Bolívar, Miranda, Nueva Esparta, Lara, Táchira, Mérida e Zulia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário