quarta-feira, 14 de julho de 2010

LULA ESTÁ ACIMA DAS LEIS?

Folha online
14/07/2010 - 16h23

Lewandowski diz que declarações de Lula em evento oficial devem ser analisadas

PUBLICIDADE

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira que as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a candidata do PT, Dilma Rousseff, em evento oficial do governo deverão ser analisadas.

"Nós vamos examinar esse caso quando chegar ao TSE. Tudo depende do contexto e depende das provas que integram o processo", afirmou.

Lewandowski participou de almoço com Lula no Itamaraty, durante seminário Brasil-União Europeia.

Questionado se os elogios a Dilma não ferem a legislação eleitoral, Lula se desculpou e disse que pode ter cometido uma falha, mas que não poderia deixar de atribuir a ex-ministra a atuação que teve no projeto do trem-bala.

Lewandowski disse que o tribunal não age, mas reage a eventuais ações por abuso de poder econômico. Sobre se o pedido de desculpas do presidente não resolve a questão, o ministro disse: "O TSE não age, reage quando tiver alguma impugnação, algum processo com relação a esse pronunciamento, nós analisaremos essas declarações dentro do contexto que foram pronunciadas".

EVENTO OFICIAL

Ontem, Lula elogiou sua candidata ao Planalto em evento oficial na sede do governo. "A verdade é a seguinte: eu não posso deixar de dizer, aqui, que nós devemos o sucesso disto tudo que a gente está comemorando a uma mulher. Eu nem poderia falar o nome dela porque tem um processo eleitoral, mas a história a gente também não pode esconder por causa de eleição", afirmou.

Em seguida, completou: "A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV [Trem de Alta Velocidade], e foi ela que cuidou, junto com a Miriam Belchior, junto com a Erenice [Guerra]. Não podemos negar isso".

O governo lançou ontem o edital do trem-bala, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da Presidência durante a reforma do Palácio do Planalto.

O presidente já recebeu seis multas no valor total de R$ 42,5 mil por fazer campanha antecipada para Dilma, mas é a primeira vez que Lula cita o nome da candidata em evento oficial após o registro da candidatura, que ocorreu no dia 5 passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário