quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Três morrem em explosão em navio-plataforma da Petrobras no ES







Há ainda 4 trabalhadores feridos e 6 desaparecidos, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo; Petrobras ainda não se manifestou

Luís Lima
Navio plataforma FPSO Cidade São Mateus
Navio plataforma FPSO Cidade São Mateus (Divulgação)
Um vazamento de gás causou uma explosão na casa de bombas do navio-plataforma da Petrobras FPSO Cidade de São Mateus e deixou pelo menos 3 trabalhadores mortos, 4 feridos e 6 desaparecidos no litoral do Espírito Santo nesta quarta-feira, segundo o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado, Davidson Lombo.
O acidente, que atingiu funcionários terceirizados pela estatal, ocorreu por volta de 14h50 na região litorânea de Aracruz, no norte do Estado. "É um acidente trágico. Não havia acontecido um acidente nessa plataforma antes e o sindicato vai apurar as causas reais", disse Lombo ao site de VEJA.
ReproduçãoLocalização FPSO São Mateus
Localização FPSO Cidade São Mateus nesta quarta-feira, segundo o site MarineTraffic
Ainda segundo o sindicato, há 33 funcionários deslocados para uma baleeira, uma espécie de embarcação de fuga, e que não sofreram ferimento algum. A plataforma está incomunicável.
A Petrobras ainda não se manifestou sobre o assunto. Segundo o governo do Espírito Santo, ainda não há confirmação sobre mortos e feridos.
O navio-plataforma pertence à BW Offshore, é afretado no campo de Camarupim e pode produzir 25 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de metros cúbicos de de gás por dia.
DivulgaçãoAmbulâncias do Samu estacionadas no aeroporto de Vitória (ES) para resgatar os feridos da explosão no navio-plataforma da Petrobras
Ambulâncias do Samu estacionadas no aeroporto de Vitória
​As ações da Petrobras, que operavam em alta nesta quarta-feira, começam a cair. A ação ordinária (ON) recua 0,9%, a 8,75 reais, enquanto a preferencial (PN) cai 0,34%, a 8,89 reais.
Trata-se do segundo acidente da petroleira este ano. Uma explosão no último dia 19, na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, deixou três trabalhadores feridos, um deles com queimaduras em 70% do corpo. O acidente aconteceu na Unidade Geradora de Hidrogênio, durante um serviço de manutenção na unidade. 
Segundo o jornal capixaba Gazeta, as vítimas estão sendo encaminhadas para os hospitais Vitória Apart Hospital e Jayme Santos Neves, ambos na Serra. As duas unidades são referências em tratamento de queimados. Militares do Batalhão de Trânsito estão ajudando no deslocamento das ambulâncias até os hospitais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário