terça-feira, 27 de maio de 2014

Retomada do aeroporto de Donetsk por tropas ucranianas deixa 50 mortos



Estadão

Segundo ministro do Interior de Kiev, baixas na operação, feita após eleição, são de milícias pró-Rússia

27 de maio de 2014 | 8h 01

O Estado de S. Paulo
Notícias Relacionadas
 
 
 
(Atualizada às 15h30) DONETSK, UCRÂNIA - Mais de 50 pessoas foram mortas no recente conflito entre forças ucranianas e separatistas pró-Rússia na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo autoridades locais. O aeroporto foi retomado por tropas leais ao governo de Kiev.
Jornalistas da Reuters contaram 20 corpos em roupas de combate em uma sala do necrotério de Donetsk. Em alguns dos corpos faltavam membros, sinal de que o governo havia utilizado forte poder de fogo contra os rebeldes pela primeira vez.
“Do nosso lado, há mais de 50 (mortos)”, disse o primeiro-ministro dos rebeldes que se autointitulam República Popular de Donetsk, Alexander Borodai, à Reuters, em um hospital.
"O aeroporto está totalmente sob nosso controle. O inimigo sofreu grandes baixas e nós, nenhuma", comemorou Arsen Avakov, ministro do Interior. Desde segunda-feira, quando os rebeldes ocuparam o aeroporto, Kiev mobilizou vários helicópteros, jatos e soldados para a operação.
O prefeito Alexander Lukyanchenko disse que haviam sido contados 38 corpos dos envolvidos nos combates na área do aeroporto. Não ficou claro quantos eram rebeldes, disse ele, acrescentando que dois civis também morreram. "Nós temos 29 ou 30 mortos no nosso lado, mas essa ainda não é a contagem final", disse um miliciano.
O governo ucraniano desfechou na segunda-feira ataques aéreos contra rebeldes separatistas que tomaram o controle do aeroporto internacional de Donetsk, o que deu início a uma batalha no local e no seu entorno. A ação dos separatistas foi motivada pela eleição do empresário Petro Poroshenko como presidente da Ucrânia no fim de semana.
Além do ataque na cidade, o governo da Ucrânia também reportou enfrentamentos na região de Luhansk, cidade vizinha a Donetsk. "Um acampamento no norte de Luhansk para treinar terroristas foi totalmente destruído nesta manhã", disse um comunicado de Kiev.
Na fronteira do país com a Rússia, guardas reprimiram uma tentativa de fuga para a Rússia de vários caminhões e carros com militantes pró-Moscou. Três veículos foram explodidos e cinco pessoas foram presas.
Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje o fim imediato da operação militar da Ucrânia contra separatistas pró-Rússia no leste do país.
Em seus primeiros comentários divulgados sobre a Ucrânia desde a eleição presidencial de domingo, Putin disse a Matteo Renzi, primeiro ministro da Itália, por telefone, que o diálogo entre Kiev e os representantes das regiões iria ajudar nos esforços para resolver a crise, segundo informou o Kremlin.
O chanceler russo, Serguei Lavrov, criticou os novos ataques no leste da Ucrânia e disse que as negociações só devem ocorrer se houver um cessar fogo por parte de Kiev.
 / REUTERS e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário