quinta-feira, 29 de maio de 2014

Crise no abastecimento de água em SP é falta de planejamento, em Furnas é culpa da natureza




dois_pesos_01Dois pesos – Na política nacional, erro só existe quando esse é cometido pelos adversários do Partido dos Trabalhadores. Isso porque os petistas acreditam ser magnânimos, perfeitos, oráculos do Senhor. Quando a crise de abastecimento de água na capital paulista emitiu os primeiros sinais de alerta, o ucho.info afirmou, sem medo de errar, que o tema não demoraria para ser arrastado ao palanque do PT, que escolheu o nada competente Alexandre Padilha para mais uma vez tentar tomar de assalto o Palácio dos Bandeirantes.
Para que a estratégia burra pudesse prosperar, mesmo que por pouco tempo, até mesmo petistas palacianos foram acionados para estocar o governador Geraldo Alckmin, que, é bom lembrar, não é uma ode à competência. Ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que também sofre de incompetência, aproveitou uma entrevista concedida ao jornal “Folha de S. Paulo” para acusar o governo paulista de falta e planejamento.
São Paulo é a maior cidade do País e qualquer ação envolvendo planejamento deve considerar um prazo mínimo de cinquenta anos, sem o qual não se pode promover qualquer realização. É patente que o governo do PSDB não deu a devida atenção à questão da água, principalmente porque contaram com a boa vontade da natureza. Como as águas celestiais decidiram sair de cena por algum tempo, os que vivem na capital paulista estão aprendendo a economizar na marra.
Enquanto acusa os adversários políticos, o PT se esforça para esconder a realidade do setor de energia elétrica, que está à beira do colapso, segundo especialistas. O empréstimo de R$ 11,2 bilhões às empresas do setor deveria durar até o final deste ano, mas a crise na geração de energia fez com que a bondade oficial ficasse mais curta. E o tal empréstimo deve durar no máximo até o final de junho. Isso significa que novas medidas terão de ser adotadas pelo palácio do Planalto para evitar racionamento de energia, decisão que feriria de morte o projeto de reeleição da petista Dilma Vana Rousseff. Isso significa que de alguma forma o contribuinte terá de arcar com mais uma conta.
Como se o caos atual nada representasse, o Operador Nacional do Sistema determinou à Hidrelétrica de Furnas, em Minas Gerais, a interrupção na geração de energia a partir da madrugada de terça-feira (27). A decisão foi tomada para que o reservatório da hidrelétrica tenha volume de água suficiente para gerar energia nos próximos meses, mesmo que no período não chova o suficiente. Com a estiagem que domina na região Sudeste, os principais rios que abastecem o reservatório de Furnas – Verde, Sapucaí e Grande – estão com os níveis abaixo do normal.
Ora, se o governo de São Paulo é acusado pelos petistas de falta de planejamento no caso da crise no abastecimento de água, por qual razão o desgoverno de Dilma Rousseff é poupado pelos mesmos detratores. O ucho.info não está a defender esse ou aquele governo, esse ou aquele partido, mas, sim, a exigir isonomia na análise dos fatos e na hora da acusação. Até porque, como prega o dito popular, “o pau que bate em Chico, bate em Francisco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário