terça-feira, 29 de maio de 2012

Nove países expulsam embaixadores sírios em repúdio a massacre






DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nove países expulsaram os embaixadores da Síria nesta terça-feira em repúdio à morte de 108 pessoas na cidade de Houla, na última sexta-feira (25). Outros três países -- Holanda, Bélgica e Suíça -- declararam os representantes do regime de Bashar al Assad persona non grata.

ONU aponta que execuções predominaram em massacre de Houla
Ante massacre, países ocidentais expulsam embaixadores sírios
Pelo menos 20 morrem durante combates no norte da Síria
Entenda quem é quem no conflito na Síria

Até o momento, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Espanha, França, Itália e Reino Unido expulsaram o corpo diplomático do regime sírio no país.

Holanda e Bélgica, que compartilham o mesmo embaixador, declararam o representante persona non grata nos países, mas ele só poderá ser expulso caso a União Europeia também repudie a presença do diplomata. O mesmo acontece na Suíça, cujo representante sírio também atua na França.

Shaam News - 26.mai12/France Presse

Corpos das vítimas do massacre em Houla (Síria); entre os mortos estão mais de 30 crianças
Mais, cedo, o Departamento de Estado americano deu 72 horas para que o encarregado de negócios sírio em Washington, Jabbour Zuheir, abandone o país, informou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Apesar da saída de diversos países ocidentais, o Itamaraty confirmou que não pretende retirar o embaixador sírio no Brasil no momento, de acordo com o chanceler Antonio Patriota.

De acordo com o porta-voz da chancelaria brasileira, Tovar Nunes, o "diálogo com a Síria tem que ser mantido". "Se expulsarmos os diplomatas sírios do país, não vai ter mais diálogo", afirmou.

ELOGIOS

Israel, que não tem relações diplomáticas com a Síria, comemorou a decisão dos países ocidentais.

"A expulsão dos embaixadores da Síria é um novo passo no caminho para derrotar o regime da família Assad. Outros governos do mundo deveriam agir de maneira similar", disse o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak. Assad, acrescentou Barak, "não pode continuar fazendo parte da comunidade das nações".

O grupo oposicionista CNS (Conselho Nacional Sírio) também congratulou a comunidade internacional pela expulsão dos representantes diplomáticos.

"O CNS dá apoio total a essas medidas" e "convoca a comunidade internacional a romper todos os laços diplomáticos com o regime sírio", declarou o grupo oposicionista, em comunicado oficial.

CESSAR-FOGO

O movimento ocidental de repúdio ao regime de Assad é o ponto culminante, até o momento, de meses de desgaste e comoção mundial com os eventos na Síria.

O acordo de cessar-fogo intermediado pelo negociador da ONU, Kofi Annan, que volta a se encontrar hoje com o ditador Bashar al Assad, mostrou pouco efeito.

Antes do massacre em Houla e após o acordo de cessar-fogo, quase 2.000 já morreram por conta da repressão do regime sírio e de confrontos com os movimentos insurgentes.

No episódio, mais 87 pessoas morreram somente no domingo, além de outras 41 nesta segunda. Relatos iniciais da oposição apontam outras dezenas nesta terça-feira.

A sucessão de episódios violentos parece ter afetado até mesmo os poucos aliados que Assad ainda tinha junto à comunidade internacional.

Ontem, até mesmo a Rússia, uma das vozes isoladas em defesa de Assad, apontou a culpa (parcial) do regime sírio no massacre de Houla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário