sexta-feira, 25 de maio de 2012

Decisão por pênaltis tira a essência do futebol, diz Blatter




Presidente da Fifa quer sugestões de Beckenbauer para fim das penalidades


Joseph Blatter apoiou o diálogo entre as autoridades políticas e esportivas (Harold Cunningham/Getty Images)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta sexta-feira que o futebol perde a essência quando uma partida é decidida em uma disputa de pênaltis. A afirmação foi feita durante durante o 62º Congresso da entidade, que acontece em Budapeste.  O dirigente estava se referindo à final da Liga dos Campeões, em que o Chelsea venceu o Bayern de Munique nos pênaltis, após um empate em 1 a 1. Na noite desta quinta-feira, o Santos se classificou para as semifinais da Libertadores após vencer o Velez Sarsfield também nos pênaltis. "O futebol pode se tornar uma tragédia se a decisão ocorre nos pênaltis", disse Blatter.

Leia também: 'Achava que fosse mais fácil', diz Blatter sobre Brasil-2014

"Talvez Franz Beckenbauer, com o grupo de trabalho Futebol 2014, apresente propostas de soluções", afirmou o chefão da Fifa. O alemão Beckenbauer preside o que tem como missão buscar ideias para melhorar o esporte. No mesmo congresso, Blatter criticou o desejo de algumas autoridades da União Europeia (UE) de boicotar a Ucrânia durante a Eurocopa 2012.

Blatter apoiou o discurso do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, sobre o diálogo entre as autoridades políticas e esportivas. "De nenhuma maneira a política deve interferir no esporte. O futebol deve servir para unir, não para dividir". A União Europeia exige a libertação da opositora ucraniana Yulia Timoshenko, ex-primeira-ministra do país que está detida, e denuncia uma justiça seletiva contra a política, a poucos meses das eleições legislativas.

Alguns líderes europeus, entre eles o presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel, ameaçaram não viajar à Ucrânia, que organizará a Eurocopa ao lado da Polônia, caso a situação não mude até o início do torneio em 8 de junho.

(Com agência AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário