quinta-feira, 17 de abril de 2014

Astrônomos descobrem 1.º exoplaneta habitável semelhante à Terra



Batizado de Kepler-186f, ele orbita estrela anã vermelha menos quente que o Sol, em zona onde pode haver água em estado líquido

17 de abril de 2014 | 16h 32


Agências internacionais


WASHINGTON - Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do sistema solar de um tamanho similar ao da Terra e onde pode haver água em estado líquido em sua superfície, o que o faria ser habitável. A novidade reafirma a probabilidade de que haja planetas irmãos à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea. O trabalho, conduzido por um cientista da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, foi publicado nesta quinta-feira, 17, na revista científica Science.

REUTERS/NASA
O planeta recém-descoberto

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Um planeta quase gêmeo (sem vida) da Terra
Estudo propõe novo limite para ‘zona habitável’ do sistema solar
Se houvesse confronto,seria um massacre
Polícia suspeita que ataque a são-paulino foi acerto de contas
EUA: desaparecidos em deslizamento de terra diminui

"É o primeiro exoplaneta (planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol) do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela", explicou Elisa Quintana, astrônoma do centro de investigação da Nasa, que liderou as investigações. "A descoberta é algo particularmente interessante porque o planeta, batizado de Kepler-186f, orbita uma estrela anã vermelha (a Kelper-186), menos quente que o Sol, em uma zona onde pode haver água líquida."

De acordo com os cientistas, o planeta recém-descoberto tem 1,1 vez o tamanho da Terra, está na quinta posição contada a partir de seu sol e precisa de 129,9 dias terrestres para dar uma volta de torno de sua estrela - o que equivale a um ano.

Já a estrela anã possui aproximadamente metade do diâmetro do Sol terrestre e fica a 490 anos-luz da Terra. Essa zona é considerada habitável porque a vida, tal como conhecemos, tem possibilidade de se desenvolver no local, segundo os cientistas.

Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, "se trata de um passo importante na busca por um exoplaneta idêntico à Terra."



Tópicos: Terra, Exoplaneta

Nenhum comentário:

Postar um comentário