quarta-feira, 2 de abril de 2014

A MAÇONARIA HOMENAGEIA OS 50 ANOS DO CONTRA-GOLPE DE 64: Grande Oriente do Distrito Federal promove Palestra histórica com Gen Ex. HELENO



A noite do dia 31 de março de 2014 entra para a história da Maçonaria do Brasil. Na data que marca a passagem de 50 anos da Contrarrevolução, o Grande Oriente do Distrito Federal recebeu, em Sessão Pública, o General Augusto HELENO Ribeiro Pereira, que proferiu Palestra sobre o período histórico que antecedeu a ação dos Militares em 1964, enriquecendo o tema com muita informação e uma extraordinária apresentação.
   
Estiveram presentes à sede do Grande Oriente do Distrito Federal cerca de 1.500 pessoas, que ocuparam o Templo Nobre e a área coberta, especialmente preparada para o evento. Através do site do GODF, 3.708 internautas tiveram a oportunidade de acompanhar o evento ao vivo.
   
  
O Grão-Mestre Distrital, Eminente Irmão Jafé Torres, abriu os Trabalhos, agradecendo a disponibilidade do Gen. Heleno em proferir a palestra, e convidou o Gen. Santa Rosa para fazer a leitura do currículo do Exmo. Sr. Augusto Heleno.
  
  
Por exatos noventa minutos o General Heleno conduziu a audiência em uma viagem à história do período anterior a 1964, sendo interrompido várias vezes por salvas de palmas.
  
Outros trinta minutos foram dedicados às perguntas apresentadas pelos presentes, e o Gen. Heleno respondeu aos questionamentos formulados com muita disponibilidade.
  
Na Conclusão da Sessão, o Grão-Mestre Adjunto do GODF, Poderoso Irmão Lucas Galdeano, foi convidado a fazer a entrega da Comenda de Reconhecimento Maçônico do GOB, destinada ao Gen. Heleno por ocasião da Homenagem prestada pelo GODF às Forças Armadas, em 2009.
  
O Gen. Heleno recebeu ainda a Medalha Comemorativa dos 40 anos de Fundação do Grande Oriente do Distrito Federal, ofertada através dos Eminentes Irmãos José Magela do Nascimento e Luiz Gonzaga da Rocha, Presidentes da Assembleia Distrital Legislativa e Tribunal de Justiça do GODF, respectivamente.
  
O Grão-Mestre Jafé Torres fez a entrega de uma placa alusiva à relevante data, com os seguintes dizeres:
O Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal - GODF, tem a elevada honra de passar às mãos do Excelentíssimo Senhor General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, esta placa de agradecimento, através da qual expressa o profundo sentimento de gratidão de toda a comunidade maçônica do Distrito Federal, por sua enriquecedora contribuição aos nossos ideais democráticos, através da brilhante e histórica palestra proferida no dia 31 de março de 2014, em Brasília-DF, sob os auspícios da Obediência Distrital.
Oriente de Brasília-DF, 31 de março de 2014
 Jafé Torres
Grão-Mestre Distrital

Fizeram uso da palavra, saudando o ilustre palestrante os Eminentes Irmãos Luiz Gonzaga da Rocha e José Magela do Nascimento, o Pod. Irmão Lucas Galdeano,  e ainda o Grão-Mestre Distrital, Eminente Irmão Jafé Torres que, celebrando o sucesso do evento, bradou três vivas ao Brasil.
 
 
O Grande Oriente do Distrito Federal agradece o apoio dos Obreiros e Lojas Jurisdicionadas para a realização da Sessão Pública e, em particular aos Irmãos Airton Medeiros, que atuou como Mestre de Cerimônias, ao Poderoso Irmão João dos Reis Neto, Sec. de Orientação Ritualística do GODF, que ofereceu todo o suporte à ritualística, e à Comissão Organizadora, formada pelos Irmãos:
  • Jafé Torres;
  • Lucas Francisco Galdeano;
  • Reginaldo Gusmão de Albuquerque;
  • Carlos Leger Sherman Palmer;
  • Airton de Medeiros;
  • Moacir Humberto;
  • Edilon Ferreira; e
  • Vagner Fernandes.
Agradecemos igualmente a cunhadas, sobrinhos e convidados que abrilhantaram essa noite do dia 31 de março de 2014, engrandecendo de forma toda especial este evento.

Repercussões sobre o evento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário