domingo, 15 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

Conspiração na Republiqueta da Escolhida

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Jorge Serrão

A Velhinha de Taubaté, fiel credora da politicagem, proclamou: "as pesquisas são iguais ao Lula. Nunca mentem. Ou melhor, sempre dizem a verdade”. Acreditando-se na máxima da crédula idosinha do Luiz Fernando Veríssimo, o trono de $talinácio já pode ser desinfetado para Dilma sentar. À vencedora, às batatas podres!

Dilma é digna de pena. Deus lhe proporcionou o milagre da cura de um linfoma. Mas o Diabo lhe presenteou com o PMDB na vice-Presidência. Para tornar o futuro dela ainda mais infernal, os diabólicos homens de negócio petralha estarão em volta dela, iguais a hienas aguardando a hora de dar uma mordida na rica carniça.

A histórica brizolista Dilma é vacinada contra os predadores que a cercam? Eis a grande questão. A burocrata que foi assessora de tudo talvez sobreviva. Afinal, sua vivência dos tempos de terrorismo na luta armada pode ajudá-la a enfrentar tantos inimigos próximos travestidos de oportunistas aliados. Para entender Dilma, vale dar uma lida na reportagem de capa da revista Época desta semana (número 639): O passado de Dilma. Leia um trecho de: Dilma na luta armada

E Dilma, se eleita, ainda terá de encarar, a todo instante, o fantasma de Lula? O barbudo espectro do $talinácio, certamente, irá assombrá-la incessantemente. Ele conseguirá largar o osso do poder? É muito difícil. O cara vai encher o saco da Dilminha. Dará palpites em tudo, todo instante. O detalhe é que o chefão Lula, um mero fantoche, manda em nada. É pau mandado. Igual a Zé Dirceu, Marco Aurélio Garcia e Antônio Palocci. Todos obedecem a esquemas de fora.

Além de obedecer aos patrões externos, Dilma terá um inimigo próximo: Michel Temer, fazendo seu governo paralelo no outro Palácio. Dilma também terá de enfrentar outro inimigo, muito íntimo: seu mau humor. Dilma não tem temperança para governar. Com a caneta em punho, será difícil segurá-la.

No Forte Apache, os militares terão uma chefona-em-comando perfeita para acabar com o que resta das Forças Armadas e substitui-las por alguma Guarda ou Exército de Libertação Nacional. A relação de Dilma com as Legiões promete ser tensa. Mas, para surpresa geral, pode ser calma. Quantas vezes, na história, inimigos ficaram mais amigos dos amigos que os aliados políticos mais próximos? Surpresas acontecem. Paguemos caro para ver.

O cenário é de um filme de terror político. Sem direito a risadinha nervosa do Palhaço do Planalto. Em 2011, desenha-se uma crise internacional. Lula respira aliviado porque só teve de surfar na marolinha, na crise de 2008. Para Dilma, a onda pode ter a feição de um tsunami, com tudo para afetar o desempenho de seu provável futuro governo. Azar dela, e de nós. E do Lula, também. Quanto tempo Dilma leverá para trai-lo e romper com ele? Mas será que a Dilma vai ganhar mesmo?

Para antevermos o que será um eventual governo Dilma, vale a pena lembrar, com ironia fina, o que foram os oito anos de Lula. Para isso, nada melhor que recorrer ao humor. Os vídeos abaixo tiveram circulação restrita, embora estejam no YouTube. Uma produção da Aeon Audiovisual deixa a petralhada irada. Trata-se da criativa animação “A Republiqueta”, dirigida por Priscila Velho, com roteiro de Eduardo Oliveira e vozes de Jerônimo Cândido (da Tribrothers Band). Assista completo em: http://blip.tv/file/3259450 e Baixe grátis em: http://blog.aeonav.com/

E para deixar a petralhada mais PT da vida, a Aeon Audiovisual deu início à produção de um novo episódio da Republiqueta. O título do episódio é "Dilma, a Escolhida". O lançamento está previsto para outubro. Pela sinopse, já dá para sentir o drama: “Nem mesmo o onisciente Lula imaginou os problemas que iria enfrentar para transformar sua criatura eleitoral em uma candidata forte para as eleições presidenciais, especialmente quando alguns de seus principais assessores conspiram contra ela”.

Dilma que se prepare. A conspiração contra ela já começou. E não vem das Legiões e nem das animações cinematográficas. O PT que a pariu pode embalá-la, em parceria com o PMDB e outros demônios menos votados. Quem sobreviver verá... Enquanto isso, veja abaixo a primeira versão da Republiqueta. É de chorar de rir.





Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário