quinta-feira, 14 de junho de 2012

PCdoB com medo de Lula


COLUNA ESPLANADA


Executivas estadual e municipal do PCdoB trocaram o tradicional aliado PT pelo PMDB em São Paulo

por Leandro Mazzini
fonte | A A A
Siga o colunista no Twitter @leandromazzini
Leandro Mazzini é jornalista e escritor
As executivas estadual e municipal do PCdoB trocaram o tradicional aliado PT pelo PMDB em São Paulo, mas os comunistas estão com medo da reação do ex-presidente Lula. O PCdoB quer fechar chapa com o candidato Gabriel Chalita (PMDB). ‘Mas como vou dizer um não para Lula’, se pergunta Renato Rabelo, presidente do partido. O vereador Netinho de Paula já topou ser o vice de Chalita. Lula tenta turbinar a chapa de Fernando Haddad (PT) e pediu tempo ao PCdoB. O prazo se esgota esta semana.
Já era
Há um entendimento nas hostes do PCdoB. Se não fechar com o PMDB, lança candidatura própria. Com o PT não vai mais. Pelo menos no primeiro turno.
Rejeição
Embora Netinho de Paula queira ser vice de Chalita, há resistências no PMDB ao nome do vereador-apresentador.
Fênix
Há um acerto claro no PMDB. Se o PCdoB não fechar chapa com Chalita, o vice será o ex-ministro da Fazenda Delfim Neto, que escreve seu programa de campanha.
Iraque & homem bomba
Um figurão do PT classificou para a coluna: o partido no Recife está pacificado igual ao Iraque. Vejam uma prova. Palavras do deputado Fernando Ferro, aliado do prefeito defenestrado João da Costa: “Somos contra o aborto, mas a candidatura do estupro Humberto Costa vai sofrer uma curetagem por falta de apoio popular…”
Gringo em campo
Uma grande empresa estrangeira já negocia com o Atlético Paranaense o aluguel da Arena da Baixada, em Curitiba, para depois da Copa de 2014. As negociações estão adiantadas, embora as obras atinjam ainda 47% do programa.
Desconectados
Somente 8% dos brasileiros sabem o que é a Rio+20. Esta é uma das conclusões publicadas num relatório, a ser divulgado nesta sexta, sobre um ciclo de debates promovido pela Frente Ambientalista.
Há salvação
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) mostrará na Rio+20 o Programa Pasto Verde de Recuperação de Pastagens Degradadas.
De mal
José Serra e José Aníbal não se falam desde a prévia do PSDB em São Paulo, que escolheu o ex-governador como candidato a prefeito em detrimento do ex-deputado.
Oposição caseira
Deu nisso: secretário de Energia do governador Alckmin (PSDB), Aníbal é mais contundente em críticas ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) do que a oposição, o acusando de deixar dívidas impagáveis. Kassab é unha e carne com Serra.
Na berlinda
Pode perder o cargo, ou deixar a legenda, o secretário de Justiça do DF, deputado distrital Alírio Neto. A executiva nacional do PPS, seu partido, decidiu pular fora do governo Agnelo Queiroz (PT), contrariando pedido do secretário.
Gente grande
O Brasil sediará ano que vem a III Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil. Acredite, no mundo há 215 milhões de crianças trabalhando – 115 milhões atuando em profissões de alto risco.
Mais do mesmo
Uma pesquisa CNI/Ibope descobriu o que todo mundo já sabe sobre atividades bancárias: a população de baixa renda familiar é a menos endividada, mas a com mais dificuldade de pagar suas dívidas.
Copa
Logo após o fechamento do Hotel Copabana Palace, depois da Rio+20, para reforma geral, os móveis antigos do prédio principal serão leiloados.
Hotéis da Rio+20
A despeito da confusão nos hotéis do Rio com os quartos reservados e não pagos para comitivas, a agência Terramar informou que garante a hospedagem dos eurodeputados.
Ponto Final
Nos depoimentos dos governadores, a CPI passou de manifestações sensatas a festival de bajulações dos aliados dos depoentes.
Com Gilmar Correa e Marcos Seabra
contato@colunaesplanada.com.br
www.colunaesplanada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário